Já Guiámos o novo SEAT Leon Cupra que chega em Março
BARCELONA – "AQUELA MÁQUINA" está na Catalunha para conhecer a última evolução do SEAT Leon Cupra. A pista de Castellolí é o cenário ideal para descobrir um modelo que passa a contar com um motor com 300 cv. É o mais potente dos SEAT, se pensarmos em automóveis destinados a uma utilização na estrada...
O novo Leon Cupra, que chega ao nosso país em Março, é o reafirmar de uma tradição que é renovada anualmente com propostas sempre mais apelativas, porque o bloco 2.0 TSI não pára de evoluir. Desta feita, mais impressionantes do que o ganho de 10 cv face à versão anterior, são os 380 Nm de binário disponíveis entre as 1 800 e as 5 500 rpm, uma margem de utilização muito alargada.
DESIGN E GAMA. Em termos de imagem as alterações são mais modestas. Passam pelo desenho dos pára-choques, por uma grelha dianteira mais volumosa, pela forma dos grupos ópticos e pela proposta de novas jantes de 19 polegadas. São novidades que têm muito a ver com as opções assumidas recentemente na nova gama Leon, mas, neste caso, garantem um aspecto mais musculado aos Cupra.
HABITÁCULO. No interior também não há grandes alterações, mas o ecrã táctil de oito polegadas, que surge a meio do tablier, chama a atenção. É mais funcional do que o anterior de 6,5 polegadas, mas não há uma evolução importante nas propostas multimédia FullLink (MirrorLink, Android Auto e Apple Car Play) e o próprio menu é idêntico, apesar de pequenas modificações nos comandos.
AO VOLANTE. As propostas de três e cinco portas são as que melhor assumem o carácter desportivo do SEAT Leon Cupra. Mais do que o ganho de 10 cv face ao modelo anterior, a maior evolução passa pela larga margem de utilização das rotações, que evita o recurso continuado à caixa de velocidades para manter as rotações "lá em cima", onde as coisas acontecem verdadeiramente depressa.
As performances da carrinha ST-Experience 4x4 (disponível por encomenda) ficam aquém da média dos restantes modelos. É natural. Pesa mais e paga por isso nas acelerações puras, mas ganha na tracção em aceleração à saída das curvas.
EM CONCLUSÃO. Os SEAT Leon Cupra são modelos à medida de quem retira prazer da condução. Podem ser propostas à margem do politicamente correcto, mas quem gosta de automóveis "da verdade" só pode dizer: ainda bem que há quem continue a propor automóveis como este, apesar da fiscalidade vigente em Portugal os penalizar de forma aberrante face ao que acontece na (outra) Europa.
PREÇOS SEAT LEON CUPRA
SEAT | Leon Cupra | 5 portas | desde 45.629 € |
SEAT | Leon Cupra SC | 3 portas | desde 45.078 € |
SEAT | Leon Cupra ST | carrinha | desde 48.779 € |